Você faz a limpeza facial em casa e ainda assim não está satisfeita com o resultado? Diversos fatores podem estar relacionados com tal situação, incluindo o seu tipo de pele, os produtos que você utiliza e, até mesmo, as etapas a serem seguidas.

Aqui, você vai aprender a limpar o seu rosto em casa da maneira correta, apenas seguindo um passo a passo super fácil. Além disso, você vai conhecer os tipos de pele e suas principais características, aprendendo os maiores benefícios de uma limpeza facial eficaz e regular.

Pronta para começar? Então, continue aqui, no Beral do Leal!

como limpar a pele em casa corretamente

Conheça os diferentes tipos de pele

Existem 4 tipos de pele. Saber disso é muito importante para que você consiga fazer a sua higienização em casa da maneira correta.

Pele normal

A pele normal é aquela não apresenta poros abertos e transmite uma sensação bastante confortável, bastante comum em bebês e nas crianças. Já para os adultos, esse tipo de pele é mais incomum. Não apresenta problemas relacionados a falta ou excesso de oleosidade. Os produtos mais indicados para pessoas com pele normal são os neutros.

Pele oleosa

O aspecto brilhoso, com poros abertos e possível presença de acne são características marcantes de uma pele oleosa, trazendo aquela sensação de gordura com o passar do dia. Os cravos e as espinhas são comuns devido ao elevado acúmulo de oleosidade e impurezas nos poros do rosto. Os produtos mais indicados para pessoas com pele oleosa são os de limpeza profunda.

Pele seca

Ao contrário da pele oleosa, a pele seca é mais sensível e fica vermelha com facilidade. É possível apresentar coceira e descamação, com um aspecto mais áspero. Você também pode sentir o seu rosto gorduroso, mas – provavelmente – vai estar associado a um dia mais quente ou a falta de hidratação. Os produtos mais indicados para pessoas com pele seca são os hidrantes.

Pele mista

Em casos de pele mista, cravos e espinhas também vão estar presentes, com uma sensação gordurosa em alguns pontos do rosto – principalmente na zona T, a qual se refere a testa, nariz e queixo. Nas demais regiões, é possível apresentar uma maior sensibilidade e, até descamação. Os produtos mais indicados para pessoas com pele mista são os de limpeza profunda e hidratante – a combinação perfeita.

Passo a passo para uma limpeza de pele caseira perfeita

Para você fazer uma limpeza de pele eficaz, é necessário seguir alguns passos. Saiba como realizar a higienização mais adequada ao seu tipo de pele facial:

  • 1º passo: Lave muito bem o seu rosto, realizando movimentos circulares com a ponta dos dedos. Sabonete ideal para o seu tipo de pele e água morna são os mais indicados, preparando a sua pele para os próximos passos.
  • 2º passo: Abra os poros. Ferva meio litro de água e, quando começar a borbulhar, desligue a panela. Proteja os seus cabelos e couro cabeludo e coloque o seu rosto em direção a panela. O vapor da água quente vai abrir os poros do seu rosto e você vai conseguir fazer a limpeza profunda mais adequadamente.
  • 3º passo: Esfolie. Realizar a esfoliação do seu rosto, principalmente na zona T – onde acumula mais impurezas e gordura –, através de movimentos circulares, utilizando o produto mais indicado para o seu tipo de pele. Remova o esfoliante com água fria, secando o rosto com uma toalha macia. Evite esfregar a toalha, procurando apenas pressioná-la contra o rosto – suavemente - para que toda a água ali seja absorvida.
  • 4º passo: Use uma máscara facial. Escolha a máscara facial de acordo com o seu tipo de pele e espelhe, calmamente, por todo o seu rosto. Faça com calma e procure evitar a formação de bolhas. O tempo de ação e a remoção adequada vão estar indicadas na embalagem.
  • 5º passo: Use uma loção de limpeza facial. A fim de garantir que nenhum resíduo de produto tenha ficado em seu rosto, utilize uma loção de limpeza do seu agrado – a qual vai remover as possíveis gorduras, aromas, óleos e viscosidades que ainda tenham restado em sua pele.
  • 6º passo: Sempre use hidratante e protetor solar. Independente do seu tipo de pele, a hidratação e o cuidado contra os raios solares são fundamentais para um rosto saudável.

Lembre-se sempre de usar produtos recomendados por dermatologistas e os mais indicados para o seu tipo de pele. Em casos de reações, suspenda o uso desse item e procure por um médico especialista.

A importância da higienização de pele

A limpeza de pele é essencial para mantê-la lisinha e saudável. A seguir, veja quais são os principais benefícios de uma limpeza de pele correta e regular.

  • Controle de oleosidade
  • Equilíbrio da hidratação
  • Estimulação da renovação celular
  • Promove a firmeza cutânea da região, evitando a degradação do colágeno